Entrega grátis quando você gastar mais de R$ 75
Processo de devolução online fácil
Até 30% OFF em toda a loja

Você sabe como configurar seu roteador?

Há alguns anos a nossa vida, em todos os aspectos, passa pelo mundo virtual: conquistar e manter relacionamentos, trabalhar localmente e remotamente, estudar e comprar – e literalmente de tudo, de um caderno a um automóvel e até mesmo uma casa.

Nada mais escapa ao universo online; estamos hiperconectados e pelo menos uma geração quase desconhece outra forma de se relacionar que não seja através da internet. E mais recentemente a tecnologia deu mais um grande salto com as redes sem fio – wi-fi.

As redes sem fio dominam o mundo – mas você domina o roteador?

Com nossos smartphones, notebooks e tablets, basta parar em um café, restaurante ou hotel e a primeira pergunta é: qual o seu wi-fi e senha? Muitos hoteis já entregaram no check-in e isso é só uma mostra do poder – e da dependência – que temos dessas redes.

E para quem tudo isso aconteça, um aparelho é fundamental: o roteador. É ele que vai receber o sinal de internet da operadora com uma determinada potência e distribuir para os dispositivos que tentam acessa-la. Ele organiza a rede local, gerenciando a distribuição do sinal.

Algumas operadoras de internet fornecem um aparelho que é o modem – que tem de fazer a conexão da rede física de internet com um ponto principal via cabo – e roteador ao mesmo tempo, mas a conexão fica melhor se usarmos um roteador avulso.

É importante lembrar que um roteador deve ser compatível com a capacidade do pacote de dados contratado.

Quais os modelos de roteador?

Roteadores estáticos

São os modelos mais comuns e baratos e que traçam uma rota de transmissão mais curta para o sinal e desconsiderando os obstáculos, sempre tentando o menor caminho.

Roteadores dinâmicos

São mais caros e sofisticados e sempre vão tentar a rota de transmissão mais rápida, sem congestionamentos, mesmo que seja mais longa.

Roteadores cabeados

Aqui é a forma como se conectam com a fonte primária do sinal, é o cabo azul e podem ser tanto estáticos quanto dinâmicos.

Roteadores sem fio

São os roteadores wireless, que se conectam com a fonte primária de sinal sem cabeamento, ou também podem ser usados como roteadores de um modem fornecido pela operadora. O aparelho ideal deve ter o suporte 802.11n (wireless-N) que permite conexões mais rápidas e mais seguras.

Como escolher um roteador?

A escolha do melhor roteador para o seu ambiente é uma decisão importante, pois vai impactar em toda a qualidade de funcionamento da rede. Os critérios abaixo devem ser considerados:

  • Número de aparelhos que você deseja conectar à rede de forma permanente ou de uso intenso – sem esquecer de pontos para visitantes;
  • A velocidade da sua internet;
  • As configurações do computador onde estará configurado o roteador;
  • Tamanho do ambiente – o alcance é uma das principais características que diferencia os diversos modelos.

É importante lembrar que o roteador faz a distribuição do sinal que a operadora entrega e para os dispositivos até uma quantidade máxima, mas a qualidade do sinal dependerá muito das condições e principalmente do seu plano de internet – se for pequeno, a cada dispositivo, a qualidade do sinal poderá cair bastante.

Como configurar seu roteador?

Vamos falar dos passos principais para configurar seu roteador, e você pode obter mais informações no clube do wi-fi.

01 – Para os roteadores cabeados, conecte o cabo Ethernet (azul) na saída correspondente do aparelho e na entrada do computador que será o administrador da rede. Para os roteadores wireless, não haverá essa etapa;

02 – Procure no aparelho ou no manual o endereço IP dele e digite na URL de uma página vazia do seu navegador no computador. Também é possível usar IP padrão como o 192.168.1.1 ou o 192.18.0.1.

03 – Aparecerá uma tela de configuração geral do aparelho, mas antes o sistema vai pedir o usuário e senha, que são fornecidos pelo fabricante (por padrão, costuma ser admin para ambos).

04 – A partir daí, é só configurar a sua rede sem fio na configuração: informar o nome e a senha dela, o método de segurança. Após salvar, a sua rede sem fio estará configurada e pronta para uso pelos dispositivos que desejar.