Mesmo sendo um assunto tão falado por alguns especialistas e tão divulgado hoje em dia, ainda existem muitas pessoas que não sabem o que é o cronograma capilar.
Ele é fundamental para a saúde dos fios capilares. Para ter o cabelo bonito e saudável é preciso seguir esse cronograma, que é muito simples e qualquer pessoa pode fazê-lo.
Neste artigo, você vai saber tudo sobre o cronograma capilar e sua importância. Continue lendo.
O que é um cronograma capilar?
O cronograma capilar é um planejamento de uma rotina de tratamento, fundamental para deixar os fios mais fortalecidos, macios, brilhosos e com vida.
Nesse cronograma capilar é possível usar produtos de cabelos que são vendidos em lojas específicas, como também produtos caseiros, que contribuem para a saúde dos fios.
Esse cronograma é responsável por recuperar alguns nutrientes perdidos diariamente, evitando a quebra, o ressecamento e as pontas duplas. Por isso, ele é ainda mais importante para quem faz uso de algum tipo de química.
Quais as etapas de um cronograma capilar?
As etapas do cronograma capilar são: hidratação, nutrição e reconstrução.
Hidratação
A hidratação é responsável por devolver a água aos cabelos, proporcionando fios mais macios, brilhantes e com muito balanço. A hidratação é para todos os tipos de cabelos, mesmo aqueles que não possuem química alguma.
Essa etapa do cronograma pode ser feita duas vezes na semana, se você quiser. Nela você pode usar vários tipos de produtos.
Nutrição
A nutrição é outra fase do cronograma capilar, tão importante quanto a hidratação. Nessa etapa, os produtos utilizados serão aqueles que têm como base os óleos. Serão eles que irão devolver as vitaminas e lipídios aos fios, deixando-os sem frizz, acabando com o ressecamento e as pontas duplas.
Nessa etapa, pode ser usado vários tipos de óleos como o de coco, azeite de oliva, óleo de abacate, óleo de rícino e outros. A nutrição deve ser feita pelo menos uma vez na semana.
Reconstrução
Assim, com a hidratação e a nutrição, a reconstrução é fundamental para a saúde dos cabelos. Essa etapa do cronograma deve ser feita apenas uma vez ao mês, para cabelos saudáveis. Para cabelos muito danificados, ela deve ser feita duas vezes ao mês.
A reconstrução é responsável por devolver proteínas, aminoácidos e queratina, que são perdidas ao longo dos dias. Ela é ainda mais necessária para quem tem os cabelos com química.
Porém, o excesso de reconstrução pode danificar ainda mais o cabelo. Por isso, no cronograma capilar, você deve fazê-lo apenas uma ou duas vezes ao mês, dependendo do estado do seu cabelo.
Quem pode fazer um cronograma capilar?
Qualquer pessoa pode fazer um cronograma capilar, não apenas as mulheres, mas também os homens. Mas para que o cronograma dê o resultado que você espera é preciso seguir as etapas corretamente.
No cronograma você pode usar vários ingredientes caseiros para potencializar sua hidratação, nutrição ou reconstrução.
Qual o intervalo de uma etapa para outra?
Você pode fazer hidratação e nutrição toda semana, no caso da hidratação, até duas vezes na semana. A reconstrução deve ser feita apenas uma vez ao mês.