Aqui você aprenderá como administrar suas finanças pessoais com sucesso e sem estresse. Ao colocar nossos conselhos em prática, você obterá o máximo de seu dinheiro.
Em apenas poucos passos você saberá administrar melhor seu dinheiro e terá toda a formação financeira necessária. Não perca este guia abrangente de finanças pessoais se você quiser ter sucesso financeiro assim como aprender a conferir a 2º via conta de luz Light.
O que são finanças pessoais
O que são finanças pessoais? Finanças pessoais é a gestão que cada um faz do dinheiro, seja para você a nível pessoal, seja para a sua empresa ou negócio.
Através das finanças pessoais você pode ver o dinheiro que recebe (renda) e as despesas que possui. O resultado permitirá que você saiba se deve cortar despesas desnecessárias para economizar mais e fazer investimentos lucrativos para obter mais do seu dinheiro. O objetivo principal é que suas despesas não ultrapassem sua receita.
Por exemplo, uma empresa pode decidir se vai expandir o mercado em outros países com base nas receitas que teve e calculando as despesas que esta operação implicaria. Uma boa gestão financeira permite que você economize e aproveite novas oportunidades de investimento.
Por que aprender sobre finanças pessoais
Aprender sobre finanças pessoais é essencial para saber como administrar melhor suas finanças pessoais e familiares. Com um bom planejamento, você obterá mais do seu dinheiro e evitará instabilidade financeira.
Ser capaz de administrar bem suas finanças pessoais requer um pouco de tempo, entretanto, não é necessário conhecimento financeiro. Com esses passos simples, você obterá educação e conhecimento para começar nas suas finanças e melhorar a economia pessoal.
Faça um plano de gastos
Para começar a controlar suas finanças pessoais, você deve primeiro saber quanto ganha e quanto gasta. Faça um plano de gastos observando todas as receitas e despesas. Você pode encontrar modelos de finanças pessoais no Excel em seu computador. Você também tem a opção de usar aplicativos especializados que realizam esse processo automático e mais fácil.
A vantagem dos aplicativos é que a maioria deles se vincula diretamente à sua conta bancária. Você não terá que se preocupar em ter que anotar nada e, portanto, não há a opção de esquecer de anotar quaisquer despesas.
Por meio de aplicativos ou manualmente, cada gerenciamento de despesas consiste no seguinte:
Renda:
- Salário, seguro-desemprego, pensão.
- Retorno líquido do investimento (descontando o dinheiro investido)
- Outra capital.
Despesas:
- Aluguel
- Outros empréstimos: carta de carro, empréstimos rápidos, etc.
- Despesas de transporte: metrô, gasolina, etc.
- Despesas de lazer
- Despesas de compras: alimentação, roupas, etc.
- Seguro
- Contas: água, luz, internet, celular, etc.
Reduzir despesas
Se você reduzir despesas, ficará mais confortável mensalmente e também permitirá que você economize.
Muitos brasileiros têm dificuldade em economizar, tarefa que na maioria das vezes não tem êxito devido à má otimização da economia. Se você tem a impressão de que não ganha o suficiente para economizar, pergunte-se se o motivo é mesmo uma má organização financeira.
Como cortar despesas:
- Reduza despesas desnecessárias, você também não precisa viver na miséria, mas tente equilibrar sua vida social e sua renda
- Não compre compulsivamente
- Verifique suas assinaturas: academia, internet, telefone, Netflix, Spotify, etc.
Agora ficou mais fácil de entender como economizar, certo?