Quando o assunto é a limpeza e arrumação periódica de casa, não gostamos de medir nem esforços nem a qualidade deles para manter os ambientes limpos e saudáveis, não é mesmo?
Principalmente hoje em dia, em que as pessoas estão mais caseiras, depois de dias de muito estresse e correria – e infelizmente alguma insegurança. Elas projetam suas casas como verdadeiros refúgios para descansar, se divertir com seus brinquedos de áudio e vídeo e ter mais convívio social.
Mas com todo esse desejo de viver melhor, precisamos escolher a melhor forma de manter nossa casa limpa e, claro, com o melhor custo possível.
Aí surge a dúvida: o que é melhor, uma faxineira ou uma diarista? E onde a emprega doméstica pode entrar nessa história?
Vamos falar um pouco a respeito, para ajudar na melhor decisão.
Empregada Doméstica, Faxineira e Diarista: semelhanças e diferenças
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que difere essas três categorias profissionais.
Empregadas Domésticas
Esta profissional executa uma série de tarefas dentro de uma casa que têm a ver com o funcionamento operacional dela conforme as necessidades dos moradores, exceto a limpeza pesada. Entre as principais:
- Lavagem e secagem de roupas e louças
- Organização de armários
- Limpeza superficial
- Preparar refeições
- Limpeza de geladeira e fogão
- Pequenas compras
Uma profissional que trabalhe nestas e outras atividades por pelo 3 vezes por semana – sem precisar repetir todas diariamente – já é legalmente considerada como Empregada Doméstica e deve ter carteira assinada com contrato de CLT e diversos direitos trabalhistas.
Como funcionária remunerada, ela não tem a obrigação de executar todas as tarefas nos dias em que trabalha, deve atender uma programação previamente definida.
Diaristas
É a profissional que executa as mesmas atividades da Empregada Doméstica, porém trabalha até 2 dias por semana. Desta forma, ela deve receber como autônoma, por dia trabalhado e ao final dele, sem acúmulo para pagamentos semanais ou quinzenais.
O preço é definido pela profissional considerando o praticado no mercado para o tamanho do imóvel e tarefas que serão feitas – ela não é obrigada a executar todas em uma diária e deverá cobrar adicional caso o contratante queira.
Faxineiras
A Faxineira é uma profissional autônoma na essência porque normalmente até 2 vezes por semana em uma casa. E suas funções são exclusivamente de limpeza pesada dos ambientes.
Não deve executar nenhuma das funções previstas para a Empregada Doméstica e a Diarista. Recebe por diária que ela deve estipular conforme critérios.
Uma Faxineira é essencial para manter sua casa limpa
Todos nós necessitamos limpar periodicamente nossas casas e uma das opções é fazermos diretamente os serviços.
Se por um lado, isso economiza o custo de contratar uma Faxineira, existem algumas desvantagens a considerar:
- Não temos o conhecimento que uma Faxineira tem sobre os melhores procedimentos de limpeza de objetos e materiais diversos;
- A faxina toma de nós um tempo precioso que poderíamos investir em estudos, negócios ou lazer;
- Uma faxina nos moldes ideais é um desgaste físico que poucas pessoas teriam disposição para suportar.
Podemos concluir que uma Faxineira diarista é uma profissional ideal e dedicada à tarefa de limpeza com a maior eficiência possível, e você pode definir os objetivos de cada diária.