Você sabia que o Brasil é o segundo país no mundo todo que realiza o maior número de cirurgias bariátricas? Isso significa que mais de oitenta mil procedimentos cirúrgicos são realizados todos os anos.
Mas para fazer uma cirurgia bariátrica é preciso muita organização, para evitar possíveis complicações. A maior parte dessas cirurgias são realizadas na rede particular, apenas os casos mais graves são realizados na rede pública de saúde.
Você também vai fazer uma cirurgia bariátrica? Então veja como está preparado para tal procedimento!
Conheça a cirurgia bariátrica
A primeira coisa que você deve fazer é conhecer o que está envolvido em uma cirurgia bariátrica. Você deve saber que muitas vezes esse procedimento é feito por meio de uma cirurgia robótica, que é uma intervenção cirúrgica com a finalidade de diminuir o tamanho do estômago e que contribui para a perda de peso.
Também deve saber que apenas ser obeso não é um fator determinante para a realização do procedimento, mas é preciso ter obesidade morbita ou ter doenças provenientes do excesso de gordura no corpo.
Escolha um médico profissional e qualificado
A parte mais importante de uma preparação para cirurgia bariátrica é a escolha de um médico que seja qualificado e experiente nesse tipo de procedimento.
O médico cirurgião, além de realizar o procedimento, também irá fazer o acompanhamento do caso por um longo período, para ver o progresso do paciente. Por isso, além de saber que a cirurgia será feita por um profissional capacitado, o apoio pós-cirúrgico é muito importante.
Para escolher um bom profissional, você pode solicitar recomendações de outros pacientes ou procurar saber no Conselho Federal de Medicina.
Tenha uma boca com uma boa saúde
Algumas pessoas não sabem, mas também faz parte de uma boa programação para a realização da cirurgia bariátrica, ter uma boca com uma boa saúde.
A saúde bucal é fundamental para o sucesso da cirurgia bariátrica. Após o procedimento, a mastigação terá um valor muito mais importante nesse caso, por isso, a saúde dos dentes precisa estar em dia. Além disso, uma boca saudável evita maiores complicações no pós-operatório.
Sendo assim, ao decidir fazer uma cirurgia bariátrica, procure com antecedência um dentista para fazer uma avaliação e resolver possíveis problemas existentes.
Faça algumas mudanças de hábitos no seu estilo de vida
Outra coisa importante para quem está se preparando para realizar esse tipo de cirurgia é ter a consciência que é necessário fazer algumas mudanças de hábitos no seu estilo de vida.
Por exemplo, sair de uma condição sedentária é o fator mais importante. Por isso, o hábito de fazer atividades físicas deve ser regular. Fazer pequenas refeições com baixo teor calórico também é fundamental, além de aprender a mastigar mais vezes a comida.
Também evitar hábitos como fumar, beber bebidas alcoólicas ou com cafeína e fazer uma boa higienização pessoal, especialmente no local em que a cirurgia irá acontecer, são fundamentais para o sucesso do procedimento.
Esteja preparado para a dieta pós – operatória
A dieta pós-operatória exige muito esforço do paciente. No início pode ser bem difícil, pois a alimentação é somente líquida e com o passar do tempo, é que a alimentação sólida vai sendo permitida.