Gastar dinheiro em uma reforma é inevitável, até mesmo em uma casa simples, mas sempre existem maneiras de fazer com que esses gastos sejam controlados.
Portanto, continue lendo a seguir para pegar algumas dicas de como economizar dinheiro na sua reforma.
1. Planeje-se
Uma dica crucial para quem está pensando em começar algo, seja um negócio, um projeto e, neste caso, uma reforma, é necessário que haja um planejamento.
E mesmo que seja algo tão importante, muitas pessoas deixam essa etapa de lado e acabam percebendo lá na frente que poderiam ter evitado diversos imprevistos.
Portanto, tenha em mente: não é possível economizar na reforma da sua casa sem uma preparação. Sem um planejamento detalhado, você terá a impressão de que a obra não tem fim e o desgaste mental e financeiro será muito maior.
Defina o que pretende reformar, quanto é possível gastar, quais são suas expectativas para os resultados e quando pretende que a obra termine e terá bem mais benefícios.
2. Fique atento à qualidade dos materiais
Quando falamos sobre economia, naturalmente pensamos sobre economizar também na compra dos materiais utilizados na obra. No entanto, neste caso, a dica é completamente ao contrário: escolher bons materiais.
Você com certeza já deve ter dito ou ouvido falar aquela famosa frase que diz: “o barato sai caro”, não é mesmo?! E é verdade. Se a qualidade dos itens comprados não for boa, os produtos tendem a durar menos, o que faz com que seja necessário um novo investimento, fazendo com que o anterior tenha sido em vão e o dinheiro, jogado fora.
Em caso de dúvida sobre escolha de marcas, o ideal é contratar e consultar a opinião de um profissional especializado no assunto, pois com certeza ele usará as melhores ferramentas, como por exemplo, uma Macho Máquina da Dormer, e gostará também de trabalhar com itens de qualidade igualmente superiores. Se possível, chame-o para lhe acompanhar em suas compras.
Além disso, faça uma boa pesquisa para comparar os preços dos materiais de construção em diferentes lugares para decidir qual opção apresenta o melhor custo-benefício. Isso fará toda a diferença.
3. Escolha bons profissionais
Quando se trata da escolha do profissional que irá trabalhar na sua reforma, a frase que foi dita anteriormente alegando que o barato sai caro, também se aplica neste caso.
A escolha dos profissionais é uma etapa muito delicada e importante, pois nem todos possuem qualificação e, por isso, oferecem seus serviços por preços inferiores. Já outros são negligentes com o serviço e chegam a abandonar a obra sem comunicar o responsável. Alguns não respeitam os prazos e acabam atrasando tudo o que foi combinado. São muitos os problemas que podem ocorrer caso escolha a pessoa errada.
Portanto, para evitar esse tipo de situação, o ideal é que você pesquise por profissionais realmente bons no que fazem, com caráter e serviços comprovados. Se possível, busque por recomendação de pessoas próximas que já o contrataram.
4. Reforme uma área de cada vez
Mesmo que seja a reforma de uma casa simples, quando a economia é o foco principal, o ideal é que divida seu projeto em etapas.
Reforme um cômodo de cada vez, pois além de seguir um roteiro e gastar a quantidade de dinheiro necessária para cada um deles, fazer isso não irá atrapalhar tanto o seu dia a dia e evitará a bagunça que sabemos que uma obra pode causar.