É um fato que a pandemia do novo coronavírus derrubou a economia global no ano de 2020 e o nosso país foi um dos mais afetados, e não precisamos ir a fundo com dados estatísticos para afirmar isso.
É importante saber como isso exatamente se deu, sob quais circunstâncias e como isso pode ser recuperado. Por isso hoje falaremos sobre como a pandemia afetou o Brasil economicamente e quais as consequências para nosso futuro.
Prejuízo para o brasileiro comum
O prejuízo que a pandemia trouxe para o brasileiro comum começa mesmo pela nossa moeda que foi enfraquecida e até hoje não se recuperou. O real (R$) foi uma das moedas que só não foi mais desvalorizada do que países que vivem sob ditadura.
O comércio fechado foi só a ponta do iceberg, pois todas as indústrias sofreram limitações de funcionamento ou até mesmo fecharam. A produção da indústria foi congelada praticamente e a redução da demanda fizeram com que o setor fosse o mais impactado inicialmente. Com isso a inflação começou a mostrar uma face cruel e suja, que não víamos há alguns bons anos.
Inflação começa a aumentar
Tudo isso ocasionou em milhões em prejuízo para todas as áreas da economia brasileira e no aumento dos preços dos produtos e serviços. A alta dos preços dos alimentos e aluguéis, por exemplo, foram assunto em todos os telejornais da TV brasileira.
O desalinhamento entre a oferta e demanda junto com a desvalorização da nossa moeda e também a alavancagem da economia da china fizeram com que a inflação no Brasil aumentasse e assim sofrêssemos as consequências perversas da pandemia. Com o mercado de trabalho afetado, todos tivemos que nos movimentar – fosse possível ou não.
Mercado de trabalho afetado
O governo federal lançou medidas de proteção à economia e um auxílio para ajudar as pessoas que perderam seu emprego durante a pandemia ou que até mesmo tiveram de parar suas atividades informais que levavam seu sustento para casa.
Mas as taxas de desemprego vieram aumentando cada vez mais, mês a mês, causando um aumento e elevando a taxa para 14,6%, afetando assim mais de 14 milhões de brasileiros. Sendo os mais afetados os trabalhadores informais.
Depois que o governo anunciou a redução do valor do auxílio emergencial (que socorria os mais necessitados, incluindo os informais), os desempregados saíram a busca de emprego de forma mais enfática, graças a um relaxamento das medidas de restrição que estavam em vigor à época.
Gastos do governo e explosão de dívidas públicas
Segundo o Tesouro Nacional, todos os esforços anunciados para combater os efeitos trágicos da pandemia já ultrapassam 615 bilhões de reais.
Esses esforços trouxeram algum alívio para empresas e trabalhadores que ficaram desnorteados com a falta de renda. Mas a dívida pública foi de uma crescente jamais vista, preocupando especialistas e governo sobre a saúde das contas públicas e saúde fiscal do Brasil.
Atualmente tudo parece estar caminhando para uma retomada devagar da economia, mas antes assim do que uma regressão ainda maior do que a que tivemos. Vamos torcer para esse pesadelo na economia passar e assim a população voltar a não sofrer com preços super elevados.